terça-feira, 1 de março de 2011

Toto em grande - Salvio perto de bater o recorde do eterno Simão

Qualquer um vê que Salvio está em grande forma e está de tal forma que é neste momento o melhor médio ala dos últimos anos logo a seguir ao Simão Sabrosa.Números do argentino são superiores aos dos outros alas que têm passado pela Luz. Só um é capaz de se aproximar: Nico Gaitán.

Chegou tímido mas hoje é um jogador nuclear da equipa. Eduardo Toto Salvio, 20 anos, marcou pelo terceiro jogo consecutivo frente ao Marítimo depois de Alvalade e Estugarda, sendo que nos três casos o seu golo foi sempre o primeiro da equipa - e ascendeu assim ao terceiro lugar no ranking de melhores marcadores da equipa esta época, em todas as provas: Cardozo tem 15, Saviola soma 11.
O internacional português, que hoje defende as cores do Besiktas mas que foi companheiro de Salvio durante seis meses (Janeiro a Junho de 2010), no Atlético, ambos sob o comando de Quique Flores, deixou a Luz com números avassaladores - 230 jogos e 95 golos, o que dá uma média de 0,41 tentos por encontro - mas o arranque de Salvio é igualmente muito prometedor - 31 partidas e 8 golos, o que representa uma média de 0,25 remates certeiros por jogo.

Na sua primeira época na Luz (2001/02, em que o Benfica não esteve nas competições europeias), Simão marcou 11 golos em 28 jogos (média de 0,39 golos por jogo), e na última (2006/07) apontou 17 em 39 presenças (média de 0,43 golos por jogo), o que confirma a sua regularidade ao longo dos seis anos em que representou o Benfica.

Desde que Simão deixou a o Glorioso, por lá passaram outros alas que mostraram talento e deixaram marca, casos de Di María, Cristían Rodriguez- também conhecido como traidor, Reyes ou Ramires - além de outros que passaram despercebidos, como Fábio Coentrão, então na condição de extremo, Urreta ou Balboa - mas nenhum conseguiu melhores números numa época inteira (no caso dos jogadores que estiveram na Luz mais do que um ano foi levada em conta a primeira temporada) do que Salvio em sete meses.
Isto só mostra que nos últimos anos o Benfica tem tido muitos bons jogadores e que Salvio tem imenso potencial que ao que parece nem todos os conseguem potenciar, o que não é o caso de Jorge Jesus que consegue o máximo de todos.

Sem comentários: